Skip to content
onlinetradutor.com

Afinal o que é Bitcoin?

Bitcoin

Preparamos esse conteúdo sobre Bitcoin, para todos que desejam saber o que é, além de informações a respeito de como pode obtê-lo ainda ajudá-lo, sem se aprofundar em muito desses detalhes técnicos, fique nesse artigo pois este guia é feito exclusivamente para você.

Descubra definitivamente o que é o Bitcoin, como isso funciona?

Nosso guia Bitcoin poderá explicar dados a exemplo de como esse sistema funciona, as formas para ter o seu lucro, alertando para os tipos de fraudes que devem ser evitadas.

Iremos demonstrar todos os recursos que podem auxiliar no armazenamento e ensinar como usar suas primeiras moedas digitais.

O que é Bitcoin?

bitcoin

Para definirmos exatamente a palavra Bitcoin, poderíamos afirmar que é uma criptomoeda, ou seja, ele é uma espécie de dinheiro virtual, ou moeda eletrônica.

O Bitcoin literalmente trata-se de uma moeda digital, ao contrário da tradicional, ele é descentralizado em resumo não possui nenhum banco central.

Poderia ainda dizer que não possui algum tipo de administrador único, que pode inclusive ser enviado de usuário para usuário, em sua grande rede conhecida por blockchain, de modo ponto a ponto em cada bitcoin sem a necessidade de intermediários.

Resumindo em palavras simples: O que é Bitcoin?

Essa novidade no mundo financeiro o Bitcoin, apareceu em meados do ano 2008, isso foi após o Occupy Wall Street fazer um tipo de acusação envolvendo os grandes bancos.

Nesse período esses banqueiros foram taxados por abusar do dinheiro dos seus mutuários, além de também acusados de enganar clientes, fazer todo tipo de manipulação do sistema financeiro e claro por elevar as taxas do mercado.

Bitcoin

Aqueles que iniciaram com o Bitcoin, sendo os verdadeiro pioneiros dessa nova ideia, queriam inverter os papeis e assim colocaram o vendedor no centro das atenções.

Com essa estratégia conseguiram eliminar a figura do intermediário, resultando no cancelamento das taxas de juros e facilitando as transações, oferecendo acima de tudo transparência acabando com a corrupção e reduzindo as taxas.

Essa foi a concepção inicial em elaborar um sistema que fosse sobre tudo descentralizado, dando total controle para as pessoas gerenciarem os seus fundos e com isso estar a par de tudo que ocorre.

O Bitcoin foi capaz de acelerar seu surgimento em um prazo de tempo bem rápido. Não demorou para que o mundo todo as empresas, desde a REEDS Jewellers, que é uma das maiores redes de lojas de joias americanas, até um hospital particular em Wa rsaw, Polônia, aceitarem essa super moeda.

Grandes grupos que movimentam bilhões de dólares, como a exemplo da Dell, Expedia, PayPal e Microsoft, passaram a aderir o Bitcoin.

Atualmente esse processo de aquisição da moeda virtual esta ficando mais físico, ou seja, facilidade de acesso para o publico. É o caso da Espanha que já se pode comprar bitcoins la caixa por meio de caixas eletrônicos.

Uma série de promoções começaram a surgir, apresentando diversas publicações como a Bitcoin Magazine. Difundiram informações em fóruns onde o assunto era discutido como prioridade, a criptomoeda ganhou força popular e sendo negociada com uma interface de programação de aplicativos (API), índice de preços e taxa de câmbio.

Mas nem tudo são flores nessa grande transformação do mercado, pois existem alguns problemas que incluem ladrões, passando a fazer invasões de contas, além claro da volatilidade e atrasos nas transações.

Mas olhando por outro prisma as pessoas de países do terceiro mundo, passam a ter oportunidades e disponibilizam do Bitcoin como o canal mais confiável para dar ou receber dinheiro.

Quais os principais destaques do Bitcoin

Bitcoin
  • No dia 31 de outubro de 2008: Importante documento oficial do Bitcoin foi publicado
  • Dia 3 de janeiro de 2009: O Gênesis Block foi extraído
  • Data de 12 de janeiro de 2009: Ocorre a primeira transação de Bitcoin da história
  • Em 16 de dezembro de 2009: Surge a versão 0.2 a nível mundial
  • No dia 6 de novembro de 2010: Incrível valor de mercado excede a movimentos de US $ 1 milhão
  • Em Outubro de 2011: o Bitcoin bifurca-se pela primeira vez para criar o Litecoin.
  • 3 de junho de 2012: bloco 181919 criado com 1322 transações. É o maior bloco até hoje.
  • Junho de 2012: Lançamento da Coinbase.
  • 27 de setembro de 2012: Fundação da Bitcoin.
  • 7 de fevereiro de 2014: MT. Gox hack.
  • Junho de 2015: o BitLicense é estabelecido. Este é um dos regulamentos mais importantes sobre criptomoedas.
  • 1 de agosto de 2017: o Bitcoin se bifurca novamente para formar o Bitcoin Cash.
  • 23 de agosto de 2017: o SegWit é ativado.
  • Setembro de 2017: a China proíbe a negociação de BTC.
  • Dezembro de 2017: Os primeiros contratos futuros de bitcoin foram lançados pela CBOE Global Markets (CBOE) e pela Chicago Mercantile Exchange (CME).
  • Setembro de 2018: as criptomoedas caíram 80% em relação ao seu pico em janeiro de 2018, tornando a queda de criptomoeda 2018 pior do que o colapso de 78% da bolha da Dot-com.
  • 15 de novembro de 2018: o valor de mercado do Bitcoin caiu abaixo de US $ 100 bilhões pela primeira vez desde outubro de 2017.
  • 31 de outubro de 2018: aniversário de 10 anos do Bitcoin.

Vamos entender mais sobre o Bitcoin

Para saber o que é o Bitcoin em mais profundidade, ainda sua forma mais simples, digamos que o Bitcoin é uma moeda virtual que atualmente tornou-se uma verdadeira referência à tecnologia.

No mundo financeiro tradicional podemos fazer transações com cheque, online e claro em dinheiro.

Mas falando em tecnologia de ponta se pode usar o Bitcoin (ou BTC), onde você simplesmente informa o comprador à sua assinatura, que é uma extensa linha de código de segurança criptografada com 16 símbolos distintos.

bitcoin

Em seguida esse comprador efetua a decodificação desse código, podendo inclusive por um smartphone e em seguida vai obter sua criptomoeda .

Falando em outras palavras mais simples, a criptomoeda é uma troca de informações digitais, permitindo comprar ou vender bens e serviços.

Com o Bitcoin uma transação consegue ter segurança e confiança, sendo executado em uma rede de computadores ponto a ponto semelhante ao Skype ou BitTorrent, um sistema de compartilhamento de arquivos .

Saiba quais são as propriedades de transação do Bitcoin

1.) Irreversível : Após a confirmação, uma transação não pode ser revertida. Por ninguém. E ninguém significa ninguém. Nem você, nem seu banco, nem o presidente dos Estados Unidos, nem Satoshi, nem seu mineiro. Ninguém. Se você enviar dinheiro, você o envia. Período. Ninguém pode ajudá-lo, se você enviou seus fundos para um golpista ou se um hacker os roubou do seu computador. Não há rede de segurança.

2.) Pseudônimo: nenhuma transação ou conta está conectada a identidades do mundo real. Você recebe Bitcoins nos chamados endereços, que são cadeias aparentemente aleatórias de cerca de 30 caracteres. Embora seja geralmente possível analisar o fluxo da transação, não é necessariamente possível conectar a identidade do mundo real dos usuários com esses endereços.

3.) Rápido e global: a transação é propagada quase instantaneamente na rede e é confirmada em alguns minutos. Como eles acontecem em uma rede global de computadores, são completamente indiferentes à sua localização física. Não importa se eu enviar Bitcoin ao meu vizinho ou a alguém do outro lado do mundo.

4.) Seguro: os  fundos de Bitcoin são bloqueados em um sistema de criptografia de chave pública . Somente o proprietário da chave privada pode enviar criptomoeda. Criptografia forte e a magia de grandes números tornam impossível quebrar esse esquema. Um endereço Bitcoin é mais seguro que Fort Knox.

5.) Sem permissão : você não precisa pedir a ninguém para usar criptomoeda. É apenas um software que todos podem baixar gratuitamente. Após a instalação, você pode receber e enviar Bitcoins ou outras criptomoedas. Ninguém pode impedi-lo. Não há porteiro.

Onde posso encontrar Bitcoins?

Primeiro, recomendamos que você leia este guia detalhado para comprar Bitcoin .

Você pode obter seus primeiros bitcoins em qualquer um desses quatro lugares.

Bitcoin

Uma troca de criptomoedas onde você pode trocar moedas ‘regulares’ por bitcoins ou satoshis, que são como os centavos do tipo BTC. Recursos: Coinbase e Coinsquare  nos EUA e Canadá, e BitBargain Reino Unido e Bittylici o nós no Reino Unido.

Um ATM de Bitcoin (ou troca de criptomoedas) onde você pode trocar bitcoins ou dinheiro por outra criptomoeda. Recursos: Suas melhores apostas são BTER e  CoinCorner

Um serviço classificado onde você pode encontrar um vendedor que o ajudará a trocar bitcoins por dinheiro. Recursos: O site definitivo é LocalB i tcoins .

Você pode vender um produto ou serviço para bitcoins. Recursos: Sites como o Purse .

Cuidado! O Bitcoin é notório por fraudes, portanto, antes de usar qualquer serviço, procure críticas de clientes anteriores ou poste suas perguntas no fórum do Bitcoin .

Como o Bitcoin funciona?

Sem entrar em detalhes técnicos, o Bitcoin trabalha em um vasto livro público, também chamado de blockchain , onde todas as transações confirmadas são incluídas como os chamados ‘blocos’. À medida que cada bloco entra no sistema, ele é transmitido para a rede de usuários ponto a ponto dos computadores para validação. Dessa forma, todos os usuários estão cientes de cada transação, o que impede o roubo e o gasto duplo, onde alguém gasta a mesma moeda duas vezes. O processo também ajuda os usuários de blockchain a confiar no sistema.

“Diferentemente das moedas tradicionais, emitidas pelos bancos centrais, o Bitcoin não tem autoridade monetária central. Em vez disso, ele é sustentado por uma rede de computadores ponto a ponto composta pelas máquinas de seus usuários, semelhante às redes que sustentam o BitTorrent, um sistema de compartilhamento de arquivos, e o Skype, um serviço de áudio, vídeo e bate-papo. Bitcoins são gerados matematicamente à medida que os computadores nesta rede executam tarefas difíceis de processamento de números, um procedimento conhecido como “mineração” de Bitcoin. A matemática do sistema Bitcoin  foi configurada para que se torne progressivamente mais difícil “minerar” Bitcoins ao longo do tempo, e o número total que pode ser extraído é limitado a cerca de 21 milhões. Portanto, não há como um banco central emitir uma enxurrada de novos Bitcoins e desvalorizar aqueles que já estão em circulação. ”

Como posso armazenar meus bitcoins?

Para ver como o sistema funciona, imagine alguém chamado Alice que está experimentando Bitcoins. Ela se inscreveu em uma carteira de criptomoeda para colocar seus bitcoins.

Carteiras de Bitcoin

Existem três aplicativos diferentes que Alice poderia usar.

Cliente completo – é como um servidor de email independente que lida com todos os aspectos do processo sem depender de servidores de terceiros. Alice controlaria toda a transação do começo ao fim sozinha. Compreensivelmente, isso não é para iniciantes.

Cliente leve – é um cliente de email independente que se conecta a um servidor de email para acessar uma caixa de correio. Ele armazenaria os bitcoins de Alice, mas precisa de um servidor de terceiros para acessar a rede e fazer a transação.

Web client – É o oposto de “full client” e se assemelha ao webmail, pois depende totalmente de um servidor de terceiros. O terceiro substitui Alice e opera toda a transação.

Como faço para comprar e vender coisas com Bitcoins?

Aqui está a coisa engraçada com Bitcoins: não há vestígios físicos deles em dólares. Tudo o que você tem são apenas registros de transações entre endereços diferentes, com saldos que aumentam e diminuem nos registros armazenados na blockchain.

Exemplo de uma transação Bitcoin

Alice quer usar seu Bitcoin para comprar pizza de Bob. Ela enviava a ele sua “chave” privada, uma sequência privada de letras e números, que contém sua transação de origem das moedas, valor e endereço da carteira digital de Bob . Esse “endereço” seria outro, desta vez, a sequência pública de letras e números. Bob digitaliza a “chave” com seu smartphone para decodificá-la. Ao mesmo tempo, a transação de Alice é transmitida para todos os outros participantes da rede (chamados de “nós”) em seu livro de registro e, aproximadamente, dez minutos depois, é confirmada, através de um processo de certas regras técnicas e comerciais chamadas de “mineração”. Esse processo de “mineração” fornece a Bob uma pontuação para saber se deve ou não prosseguir com a transação de Alice.

O que é mineração de Bitcoin?

Mineração ou processamento, mantém o processo Bitcoin seguro, adicionando cronologicamente novas transações (ou blocos) à cadeia e mantendo-as na fila. Os blocos são cortados à medida que cada transação é finalizada, os códigos decodificados e os bitcoins passados ​​ou trocados.

Os mineradores também podem gerar novos bitcoins usando um software especial para resolver problemas criptográficos . Isso fornece uma maneira inteligente de emitir a moeda e também incentiva as pessoas a minerar.

A recompensa é acordada por todos na rede, mas geralmente é de 12,5 bitcoins, bem como as taxas pagas pelos usuários que enviam transações. Para evitar a inflação e manter o sistema gerenciável, não pode haver mais do que um número total fixo de 21 milhões de bitcoins (ou BTCs) em circulação até o ano 2040, de modo que o “quebra-cabeça” se torna cada vez mais difícil de resolver.

O que eu preciso saber para proteger meus Bitcoins?

Aqui estão quatro conselhos que ajudarão seus bitcoins a ir mais longe.

Como você faria com uma carteira comum, armazene apenas pequenas quantidades de bitcoins no seu computador, celular ou servidor para uso diário e mantenha a parte restante de seus fundos em um ambiente mais seguro.

Faça backup de sua carteira regularmente e criptografe sua carteira ou smartphone com uma senha forte para protegê-la de ladrões (embora, infelizmente, não seja contra hardware ou software de keylogging).

Armazene alguns de seus bitcoins em uma carteira offline desconectada da sua rede para aumentar a segurança. Pense nisso como um banco, enquanto você, geralmente, guarda apenas parte do seu dinheiro na carteira.

Atualize seu software. Para proteção adicional, use o recurso de assinatura múltipla do Bitcoin, que permite que uma transação exija várias aprovações independentes.

What is the way to qualify for a small business loan?