Skip to content
onlinetradutor.com

O que é hospedagem de site e como funciona

Hospedagem de Site

Nosso assunto nesse artigo é hospedagem de site, você vai descobrir como ter o melhor serviço pagando bem pouco.

Esse é um tutorial para ensinar você adquirir um domínio e uma hospedagem de site grátis e também como ter uma paga.

A hospedagem de site é um local onde os arquivos do seu site serão armazenados. Em outras palavras o local onde em que você vai guardar o conteúdo do seu site.

Seja os arquivos em PHP, páginas em HTML, imagens, banco de dados e todo o necessário para o seu site funcionar e poder ser acessado por todos na internet.

A hospedagem ficará armazenada em servidores conectados à internet. Esses servidores ficam em data centers, que são grandes centros de dados onde vai ter diversos servidores conectados à internet para manter todo o serviço.

Após esse provedor de hospedagem de site funcionando, ele dispõe de todo o serviço necessário para que os seus clientes possam manter os seus sites.

Entendendo o funcionamento de uma hospedagem de site

A hospedagem de site é um serviço oferecido por provedores de hospedagem. Você precisa de um provedor de hospedagem para você assinar o plano de hospedagem de site.

É comum você encontrar no mercado dois tipos de provedores, os provedores que possuem seus data centers próprios.

hospedagem de site

Então eles vão oferecer o serviço de hospedagem de site para o consumidor final e também tem aí os seus próprios data centers, seus próprios servidores.

E por outro lado existe um provedor de hospedagem que não tem um data center próprio.

Ele vai ter o servidor e todo o time necessário ali para manter o serviço funcionando.

Porém ele vai alugar um espaço em um data center, para poder manter os seus servidores conectados à internet, com energia redundante e múltiplos links de Internet com segurança e tudo mais.

E como eu disse é seria o mesmo que você encontrar os dois tipos de provedores no mercado, os provedores de hospedagem de site, seja com data center próprio ou alugado.

Esses são os provedores que vou oferecer para você, os serviços e os recursos necessários para gerenciar e manter seu site online.

Que recursos e serviços que seriam esses. Por exemplo os planos de hospedagem de site e o registro de domínios.

Então como provedor de hospedagem você pode assinar seu plano de hospedagem e fazer o registro do seu domínio.

Como assinar um plano de hospedagem de site

Já aprendeu a fazer o registro do domínio e precisa aprender a assinar um plano de hospedagem.

A gente vai utilizar também é claro um provedor de hospedagem, também é importante o recurso para você gerenciar toda essa solução que seria por exemplo um painel de controle.

hospedagem de site

E existem diversos painéis de controle. Os mais conhecidos oferece recursos e softwares para você manter o seu site online.

Poderia ser PHP, ASP, Apache e SQL é todo necessário. Aqui a gente já está falando aí de software e não necessariamente da parte física.

Você precisa verificar certinho cada plano de hospedagem e vai ter um perfil e plano que vai dar suporte PHP. E para isso vai ter plano que não tem Apache.

Então quando você estiver montando seu site, você precisa ter ali uma lista dos recursos que você necessita para assinar o plano correto.

Você vai aprender um pouco mais sobre os recursos de uma hospedagem de site. Antes de você assinar vai saber melhor, então por enquanto não você não precisa correr e assinar um plano de hospedagem.

Continue aprendendo. Os provedores de hospedagem também vão oferecer links de internet e energia elétrica redundante no seu serviço de hospedagem.

Assim caso ocorra uma queda em um determinado link de internet outro vai assumir a demanda de acesso dos sites e o mesmo para energia elétrica.

Geralmente o data center ele tem uma fonte alternativa de energia e também geradores de energia elétrica para manter todo o aparato aí on line ligado funcionando.

No mercado existem basicamente dois tipos de hospedagem de site, a compartilhada e a hospedagem dedicada.

Vamos entender um pouquinho mais. A hospedagem compartilhada como o próprio nome diz, compartilha os recursos de um servidor entre os clientes daquele serviço.

O que significa isso? Significa que o provedor de hospedagem vai disponibilizar para você um serviço de hospedagem, em um servidor compartilhado, onde outros clientes também vão estar utilizando este mesmo servidor.

Então você vai compartilhar os recursos, links de Internet e a capacidade de processamento daquele servidor e outros recursos.

A hospedagem compartilhada é o indicado para quem está começando o primeiro site e ainda não precisa de muita capacidade de processamento.

Onde muitas personalizações com o serviço de hospedagem compartilhada, o seu investimento vai ser baixo e você vai ter todo o necessário para manter o seu site online.

Hospedagem de site em servidor dedicado

Já a hospedagem dedicada seria um servidor exclusivo para manter o seu site ou a sua aplicação online. Neste caso você não vai compartilhar nenhum dos recursos.

hospedagem de site

Se você tiver um servidor com quatro processadores 4 GB de memória todo esse recurso será destinado para o seu site, ou para sua aplicação.

Mas é claro que neste caso, como você também não está compartilhando os recursos o seu investimento vai ser maior e uma hospedagem recomendada para quem precisa de uma capacidade maior de processamento para o site.

Isso também é uma personalização maior, que seriam as versões específicas do PHP no SQL e configurações bem específicas dos servidores HTTP.

Se está começando o seu site não precisa se preocupar com isso. Comece com um plano de hospedagem de site compartilhado.

Você vai fazer um pequeno investimento e vai ter todo o necessário para você manter o seu site online.

Conforme o site for crescendo você vai analisando aí as possibilidades e soluções e vai fazendo upgrades conforme o necessário.

Agora vamos falar sobre hospedagem em cloud. Acredito que você já tenha ouvido esse termo.

Antes de mais nada é importante você não confundir hospedagem em cloud com hospedagem compartilhada e dedicada.

Existem soluções cloud que são compartilhadas e existem soluções cloud são dedicadas Cloud.

Isso não tem relação direta se dedicado ou se é compartilhado em uma hospedagem cloud e a forma com que os servidores serão configurados e conectados.

Hospedagem Cloud são vários servidores que formam o único servidor com uma capacidade maior de armazenamento e processamento.

Pense em quatro servidores físicos e cada servidor possui um processador e um jogo de memória.

Então quando o provedor de hospedagem configura esse servidor para formar uma nuvem de servidores, eles vão unir essa capacidade de processamento.

Então no final vai ter o único servidor com quatro processadores e quatro gigas de memória. Esse único servidor que vai formar pode ser compartilhado ou dedicado.

Por exemplo se você colocar um único site ali para utilizar todo o processamento e toda a memória daquele servidor, então você tem uma hospedagem em cloud dedicada.

Se você utilizar esse servidor cloud com outros clientes do provedor de hospedagem, então você tem uma hospedagem Cloud compartilhada.

E daí funciona da mesma forma que já expliquei há pouco, sobre a hospedagem dedicada e compartilhada.

E qual a vantagem de ter uma hospedagem Cloud. Bom isso é diferente da hospedagem convencional. Sim. Você lembra que eu falei dos quatro servidores físicos.

Imagine que você está utilizando um único servidor desse um servidor físico para hospedar o seu site. Se acontecer um problema no HD ou problema em uma única memória do servidor o que vai acontecer.

O provedor precisa ir até o local e um técnico o provedor vai até o local para fazer uma manutenção dessa máquina.

Na maioria das vezes você precisa desligar essa máquina e fazer a manutenção. Agora voltando ao exemplo que eu citei da hospedagem Cloud lembra dos quatro servidores físicos.

Eles formam o único servidor. Então se aconteceu um problema em um dos servidores físicos técnico do data center ou do provedor, pode até o local desligar essa máquina física sem desligar o servidor cloud que seria o servidor virtual fazer a manutenção e ligar novamente.

Os clientes não vão perceber porque o servidor não vai precisar ser desligado. Então tem essa vantagem. O tempo de optar me hospedar em cloud ele é bem maior.

Eu citei o exemplo da memória porém pode ser com qualquer outro componente de HD, processador, placa e tudo mais.

Outra vantagem é o custo. Hoje em dia ele é mais barato no setor físico. Então se você precisar de um servidor físico com um processador e 1 GB de memória ele vai ter um custo bem mais alto do que se você comprar um cloud com 1 GB de memória e um processador.

Por isso vale a pena você investir em uma hospedagem em cloud. Até mesmo na hospedagem de site compartilhada porque o tempo de time dela vai ser maior.

Mesmo os provedores garantindo lá os seus 99 por cento. Pode acontecer algum imprevisto.

E se você tiver uma hospedagem ou num ambiente cloud, o tempo de optar vai ser maior e consequentemente o tempo offline desse serviço vai ser menor.

Veja Também: Afinal o que é Bitcoin